No ambiente empresarial é importante a tomada de decisões.  Diariamente nos deparamos com situações que exigem uma tomada de decisão rápida e eficaz, visando assim, a promover a continuidade da empresa.

Decisões que serão tomadas no dia a dia empresarial necessitam de informações fundamentadas, nas quais se possa confiar. E quem fornecera essa informação para os tomadores de decisão será a contabilidade. A contabilidade é a principal fonte de informação para o empresário, que fornece a ele informação como: o lucro da empresa, o faturamento, os custos, as despesas, os gastos, o saldo de dinheiro no caixa e nos bancos, as contas a pagar, as contas a receber etc.

A contabilidade será grande aliadas daqueles que estão envolvidos nos processos decisórios, dando subsídios para as tomadas de decisão com base nas informações fornecidas.

O objetivo da contabilidade e a mensuração da qualidade e quantidade de patrimônio que podem pertencer a um indivíduo ou a uma organização.

Por sua vez, a definição do patrimônio, sua caracterização e subdivisão com a utilização de nomenclatura especificam aplicada a contabilidade, o surgimento das contas patrimoniais e das contas de resultado e dos possíveis estados patrimoniais da organização, e que houve a necessidade de se organizar as contas contábeis de maneira estruturada para uma melhor representação do patrimônio da empresa.